A mais recente ameaça cibernética é que os criminosos usam um telefone celular para interceptar as teclas digitadas de suas vítimas.
Texto original em:
https://diarioti.com/el-sonido-del-teclado-puede-revelar-contrasenas/110719
Os especialistas em segurança cibernética da Universidade Metodista do Sul do Texas descobriram que as ondas sonoras que ocorrem quando se digita em um teclado de computador podem ser capturadas com sucesso por um smartphone.
Em seu estudo, publicado na revista científica Interactive, Mobile, Wearable e Ubiquitous Technologies, especialistas escrevem que é possível deduzir senhas online a partir do som das teclas digitadas. Nos testes, foi possível detectar o que estava sendo escrito com precisão notável usando apenas um smartphone. Isso pode representar uma séria ameaça para as pessoas que usam laptops em locais públicos, como lanchonetes, bibliotecas e transportes públicos.
Os sinais acústicos interceptados pelo telefone podem ser processados, permitindo que um especialista decifre quais teclas foram pressionadas e o que elas estavam digitando.
Os pesquisadores conseguiram decodificar muito do que estava sendo escrito com teclados e smartphones comuns, mesmo em uma sala de conferência barulhenta onde outros escreviam e falavam.
O co-autor do estudo, Professor Eric Larson, disse: “Conseguimos capturar o que as pessoas estão escrevendo com 41% de precisão de palavras. E podemos estendê-lo – acima de 41% – se olharmos, digamos, as dez principais palavras do que achamos que poderia ser. Com base nas descobertas, acredito que os fabricantes de smartphones terão que voltar à diretoria e melhorar a privacidade, agora comprometida por sensores de smartphones ”.
Para criar um cenário prático, os pesquisadores organizaram várias pessoas em uma sala de conferências, conversando entre si e tomando notas em um laptop. Colocado na mesma mesa de seu laptop, havia até oito telefones celulares, mantidos entre três polegadas e vários metros do laptop.
Os participantes do estudo não receberam um roteiro do que deveriam dizer quando falavam, e foram autorizados a usar frases curtas ou completas ao digitar. Eles também foram autorizados a corrigir erros digitados ou deixá-los como quisessem.
O professor Larson disse: “Nós estávamos investigando as brechas de segurança que podem existir quando você tem esses dispositivos de detecção ‘always on’, que incluem smartphones. Queríamos saber se o que você está digitando em seu laptop ou em qualquer teclado pode ser detectado apenas por celulares que estão na mesma mesa. A resposta foi um retumbante sim.
Os telefones celulares contêm sensores para detectar orientação e se você está sentado em uma mesa ou no bolso de alguém. Alguns sensores exigem que o usuário dê permissão para ativá-los, mas muitos estão sempre ligados.
O professor Larson disse: “Uma interceptação bem-sucedida desse tipo pode ser muito alarmante, porque não há como saber se você está sendo invadido dessa maneira”.
Deixe uma resposta